Taylor Swift é a artista mais bem paga da lista da Forbes


A cantora norte-americana ganhou, no último ano, 154 milhões de euros, o dobro do anterior.

taylor-sjg

Taylor Swift acumulou uma fortuna de 154 milhões de euros no espaço de um ano e ocupa, agora, o primeiro lugar da lista das celebridades mais bem pagas da revista Forbes. Aos 26 anos, a menina do country tornou-se dona do pop e, o seu último álbum, 1989, que solidificou a transição entre géneros musicais, vendeu cinco milhões de cópias só nos Estados Unidos.

Entre 2015 e 2016, o sucesso de 1989, com singles como Shake It Off, Blank Space e Wildest Dreams, deve-se às receitas da digressão The 1989 Tour, que arrecadou 181 milhões de euros e ultrapassou o recorde anteriormente estabelecido pelos Rolling Stones. Ao total dos lucros juntam-se parcerias publicitárias com marcas como a Keds, a Diet Coke e a Apple.

O valor arrecadado por Taylor Swift duplicou entre 2015 e 2016 – no ano passado, terá lucrado 72 milhões de euros. Este ano, a artista destrona a cantora mais bem paga do ano passado, Katy Perry, que contabilizou 122 milhões de euros na lista anterior, lucros conseguidos na sequência de de vários hits, uma grande digressão mundial e diversos contratos publicitários bem-sucedidos. Este ano, Perry ganhou apenas 37 milhões de euros. Os lucros de Swift ficam, no entanto, aquém do valor do primeiro lugar da lista de 2016, o pugilista Floyd Mayweather, que acumulou 272 milhões de euros ao participar na “luta do século” com Manny Pacquiao.

O segundo lugar da lista da Forbes é ocupado pela boyband britânica One Direction, que arrecadou 100 milhões de euros, seguido do escritor norte-americano James Patterson, que ganhou 86 milhões. Taylor Swift fica à frente de outros nomes sonantes da indústria musical, como Adele (72 milhões),Madonna (69 milhões), Rihanna (66 milhões) e Bruce Springsteen (55 milhões).

É preciso descer algumas posições na lista para encontrar os nomes de Hollywood. O actor Dwayne Johnson, com 58 milhões de euros, ocupa o lugar nº19 e destrona, assim, Robert Downey Jr, devido ao sucesso de Velocidade Furiosa 7 e de San Andreas. Só encontramos a actriz mais bem paga no lugar 49, Jennifer Lawrence, que pelo segundo ano consecutivo ocupa este lugar, com 42 milhões de euros, um ligeiro abalo relativamente aos 47 milhões que arrecadou no ano anterior.

Cristiano Ronaldo é o primeiro desportista que aparece na lista da Forbes, totalizando 80 milhões de euros no último ano. O jogador português ultrapassa o valor arrecadado por Lionel Messi, com 74 milhões de euros, e nomes bem conhecidos de outras modalidades, como o tenista Roger Federer (62 milhões) e o basquetebolista LeBron James (70 milhões).

Segundo a Forbes, “as 100 celebridades mais bem pagas do mundo arrecadaram 462 milhões de euros brutos nos últimos 12 meses, um valor superior ao PIB de Belize, Gâmbia e Butão combinados”. Em comunicado enviado à AFP, o editor da revista, Zack O’Malley Greenberg, disse que os eventos ao vivo constituem a grande fatia de lucros. “De jogos de futebol em Espanha a concertos na China, os fãs estão dispostos a gastar dinheiro para ver grandes nomes – e isto está a levar a economia das celebridades cada vez mais longe.”

Segue-nos no facebook: